Brasil: Como está o cenário atual de exportação? - 1ª parte
A exportação é uma atividade muito importante para um país, afinal, para que ela seja desenvolvida, é necessário que a empresa qualifique sua mão de obra, busque processos mais inovadores, tenha um sistema de comunicação eficaz e aperfeiçoe seus recursos humanos
Além de tudo isso, exportar é uma boa forma de jogar o padrão dos produtos lá no alto, pois quando o produto entra no mercado internacional, precisa estar atendendo às exigências do mercado.
Ou seja, se uma empresa deseja exportar seus produtos no ambiente globalizado, ela deve estar pronta para enfrentar a concorrência estrangeira.
Isso faz com que o processo de produção ganhe um refinamento muito maior, o que, consequentemente, gera inúmeros benefícios como o aumento de renda e de oferta de emprego.
Dessa forma, a exportação age em função do desenvolvimento econômico do país.
Brasil: Como está o cenário atual de exportação?
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, o Brasil permaneceu com o total da corrente comercial quase inalterado.
Esses dados são correspondentes ao primeiro quadrimestre do ano de 2020, ou seja, em plena crise mundial do coronavírus.
Em meio à tantos desafios enfrentados economicamente, as exportações para a Ásia e China continuam sendo responsáveis por esta estabilidade nas exportações brasileiras.
Considerando o volume de exportação do Brasil, sem levar em conta outros fatores, podemos dizer que o país tem obtido resultados positivos até agora.
Dentre os produtos mais exportados pelo Brasil entre janeiro e julho de 2020, podemos destacar:
Soja e farelo de soja
Petróleo
Minério de Ferro
Açúcares e melaços
Carne bovina e carne de aves
Celulose
Óleos de combustíveis
O que podemos notar é que o agronegócio brasileiro é muito importante para o cenário do comércio global, o que gerou 120,8 bilhões de reais no primeiro semestre de 2020 para o país, segundo o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).
Compartilhe