Coronavírus: 8 dicas para usar o marketing digital a favor da sua empresa
Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. O fechamento de lojas e as medidas de isolamento frente ao coronavírus acertaram em cheio as empresas que atendiam apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na demanda, motivada pelo momento de incerteza.
Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca - e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Abaixo, listamos oito dicas para usá-lo a favor do seu negócio.
1. Invista em presença digital
Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. "Na prática, o digital é o que sobrou em meio a todas as restrições físicas", aponta André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais.
Para quem vendia por pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica de Marcel Ghiraldini, cofundador da Math Marketing, é começar ingressando em um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. Ele lembra que, além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento. "Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando", diz.
2. Conheça o seu público
Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. "Quando você entende bem esses comportamentos, fica mais fácil desenhar estratégias e definir os canais e a linguagem adequada", aponta Siqueira.
Para isso, vale começar recorrendo a uma ação simples: fazer perguntas a eles. A capacidade de ouvi-los individualmente, segundo Ghiraldini, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.
3. Ofereça conteúdos de valor
Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.
“O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content. Ele também diz acreditar que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência.
“O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender”, afirma. “Quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda.” Ele diz que seguir o caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa.
Compartilhe