Blog

Compartilhando informações que geram negócios

Me formei em Comércio Exterior. E agora?

Me formei em Comércio Exterior. E agora?
15 de Setembro de 2019   |   Mercado | Economia | Cultura e Educação

Com a globalização cada vez mais presente na vida das pessoas e com as fronteiras cada vez mais abertas às negociações, o profissional de Comércio Exterior torna-se cada vez mais estratégico.  As empresas entenderam que podem (e devem!) expandir seu mercado de atuação, o que aumentou muito as oportunidades para os profissionais da área. 


A própria Abracomex é uma prova de como o mercado está aquecido e como uma qualificação de primeira linha é importante. São diversos cursos nas mais variadas áreas dentro do Comércio Exterior. 


Mas em quais lugares e setores dentro do próprio Comércio Exterior é possível atuar?  


Separamos pra você um breve resumo que vai expandir sua percepção. 


O profissional como consultor


Muitas empresas estão iniciando suas atividades na importação e exportação. E, obviamente, ainda não entendem exatamente como funcionam os processos. É aqui que entra o trabalho do consultor. Ele ajuda nas negociações internacionais, prospecção de mercados e clientes e assim por diante. 


Marketing. Sim senhor! 


Uma empresa que deseja conquistar o mercado de um país específico precisa entender a cultura, os hábitos e o perfil dos consumidores. É preciso adaptar linguagem, rótulos, embalagens e propagandas. Então, abre-se uma ótima possibilidade de atuação para quem entende de Marketing e Comércio Exterior.    


Mercados precisam ser analisados. Opa! Olha aí mais uma oportunidade


Não dá pra entrar num mercado sem saber nada sobre ele. É uma lição simples. E para isso ser feito de maneira correta, é preciso que tenha um profissional atuando. Quais tarifas? Quais os custos de transporte? Qual a carga tributária?


É o  analista de mercado que desenvolve esse trabalho. Claro, com formação em (adivinha!) Comércio Exterior. 


Manda bem pra desenrolar os trâmites? Despacho Aduaneiro


Só quem já liberou uma carga junto à Receita Federal sabe de quanto conhecimento e jogo de cintura o profissional de Comércio Exterior precisa ter. Estar sempre atualizado, conhecer as leis e regras que envolva cada carga. Enfim, é mais uma ótima possibilidade para os formados na área. 


Como você pode ver, existem muitas possibilidades para sua atuação na área. E para se aperfeiçoar ainda mais, conheça os cursos da Abracomex. Diversas possibilidades e tudo no conforto da sua casa com o EAD.  

Fonte: Marcus Vinicius Franquine Tatagiba


Compartilhe



Publicidade

Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.