Sua Importação Chegou!
Olá! Depois de 30 a 35 dias de navegação seu pedido de importação está pronto para iniciar a tramitação de desembaraço aduaneiro.
De forma prática o desembaraço aduaneiro é o ato de promover o recolhimento de impostos como Imposto de Importação, IPI, PiS, Cofins e ICMS, na forma de declaração de importação, ao receber a confirmação da presença de carga no território brasileiro.
Neste momento é importante estar bem munido de informações, documentos corretos e pertinentes ao processo de desembaraço antes do registro junto aos sistema de comércio exterior.
1- Tenha os originais de documentos (disponibilizados pelo exportador)
2-Compare as informações entre o conhecimento de embarque, a fatura comercial, lista de embalagem.
3-Anote tudo: Classificação tarifária, Valo FOB, frete, Seguro, Origem, Nome do Exportador e Fabricante,Endereço, Descrição da Mercadoria, Cópia do Contrato de Cambio, se houver nesta etapa. Informe ao despachante aduaneiro.
4- Tenha em caixa a provisão de despesas de desembaraço incluindo armazenagem, fretes e taxas de liberação,
5- Confira todos os valores e efetue o pagamento dos impostos, que na linguagem usual é "Registro da Declaração de Importação".
Apo registrar a Declaração o processo é submetido à análise da Receita Federal que na sequencia disponibiliza ao importador a parametrização por canais coloridos: Vermelho, Verde, Amarelo
Cada cor refere-se a uma providência da parte do importador:
Vermelho: conferência da carga física e os documentos
Amarelo: conferência de documentos
Verde: liberado
Boa Sorte
Compartilhe